quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ginastica Calistenica

Introdução:

CALISTENIA é uma palavra que tem origem grega e significa kallós - belo, sthenos - força + o sufixo ia. Significa cheio de vigor, força, buscar pela exercitação a harmonia do corpo. Existem fortes evidencias que a CALISTENIA é oriunda do século XVIII, e pode ser localizada e reconhecida como uma forma de encarar os exercícios físicos, sistematiza-los e exercita-los de forma a atingir todos os segmentos corporais - cabeça, tronco, membros - implicando em exercitações lineares, anguladas, com ou sem acompanhamento rítmico. 
Além das formas analíticas a caletênia apresentou-se em series de exercitações , ou grupos de exercitações . É um sistema que sofre forte influencia das contribuições da área médica. destaca-se ai o Medico Dio Lewis que propôs um sistema de ginástica para melhorar a condição física dos americanos. Evidente também no século XIX no denominado Movimento do Centro (com a forte contribuição de Ling) e com contribuições também do Movimento do Norte (destacando-se as contribuições de Bukh e Thulin). Era um sistema de exercitação que valorizava as técnicas de construção e exercitação das atividades, ritmadas, que abrangiam todas as partes do corpo humano e, cujas exercitações eram bem lineares.
.Era obedecida a curva do esforço fisiológico e os exercícios eram progressivos - Grupo I dos braços e pernas, para, Grupo II a região póstero-superior, tronco, Grupo III região posterior-inferior do tronco, Grupo IV região lateral do tronco, Grupo V equilíbrio, Grupo VI Região abdominal, Grupo VII Exercícios de sufocação como saltitos, trote curto, passos de dança, Grupo VIII Ombro e espadua (Relaxamento). As sessões iniciam e culminam com MARCHA. A presença definida da calestenia como a conhecemos atualmente pode ser identificada nos ESTADOS UNIDOS. As escolas eram fundadas , como por exemplo, em 1828 o HARTFORD FEMALE SEMINARY em CONNECTTICUT com uma forte influência da concepção de seus fundadores.
Nesta escola sua fundadora Miss Catherine E. Beecher assegurou que a "Calestenia" fosse considerada uma "matéria de ensino". Em seu livro "Psicologia e Calestenia" ela defende estas materiais na escola. Quem foi responsável principalmente pela introdução da calistenia na America Latina foram as Associações Cristãs de Moços e os Colégios Americanos. Ela sempre esteve associada a uma concepção de homem saudável, forte psicológica, mental, intelectual e moralmente. eram exercitações que incidiam fortemente no sistema respiratório vez que eram progressões que exigiam muito do sistema cardio-vascular-respiratório. 
Utilização:
Este sistema utilizado nas escolas brasileiras, nos últimos anos, causava muita desmotivação principalmente nas crianças e jovens que não gostavam de "DAR 10 VOLTAS NA QUADRA". É da incompreensão do sistema calistênico que vem muita orientação pedagógica equivocada nas aulas de educação física que desmotivam as pessoas. FALTA DE RIGOROSIDADE NOS ESTUDOS. 
Dados sobre a Calistenia
podem ser localizados nos livros de 
LANGLADE & LANGLADE. Teoria geral da Ginastica. Buenos Aires Stadium, ou na obra de Inezil Penna Marinho. Outra fonte são os anais dos Congressos Pan-americanos . O primeiro foi no Rio de Janeiro em 1943. 
esta forma de exercitação também tem nexos com a organização do trabalho no final do século XIX e inicio do século XX a saber o modelo Taylorista de organização da produção que exigia trabalhadores enquadrados neste modelo e neste sentido a ginástica calistênica trouxe muita contribuição com sua perspectiva de exercitação de partes. 
Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário