segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Creatina

Como a Creatina é feita ?


    O que é Creatina ?
Creatina é um composto que pode ser feito pelo próprio corpo humano ou ingerido através de suplementos. Ela é feita por três aminoácidos – arginina, glicina e metionina. Nosso fígado tem a habilidade de combinar estes três aminos e transformar em creatina. A outra maneira de conseguir creatina é através da nossa dieta.
 Você já parou pra pensar em como a creatina é fabricada ? Saiba de onde o melhor suplemento do mundo vem e como é fabricado.Muitos fisiculturistas nem imaginam como a creatina é feita ou de onde ela é derivada – fontes naturais ou sintéticas.
           A creatina é produzida naturalmente pelo nosso corpo pela combinação de 3 aminoácidos – glicina, arginina e metionina. A creatina também pode ser encontrada na carne vermelha e do peixe, porém a extração de grandes quantidades seria inviável e provavelmente muito cara. Já imaginou o desperdício ?
           Mas então, como a creatina que tomamos é produzida ? A creatina que consumimos é sinteticamente(artificialmente) produzida pela manufaturação de 2 químicos – sarcosina e cianamida. Apesar destas substâncias serem químicas, no final do processo elas se tornam em um único produto e seguro para consumo humano. A reação entre os químicos sarcosina e cianamida com uma quantidade específica de água, é a única maneira de criar a creatina sinteticamente.
O processo para criar a creatina sempre foi o mesmo. A única coisa que mudou é o avanço na tecnologia, que melhorou o processo de mistura, conseqüentemente melhorando a qualidade e eficácia da creatina disponível hoje no mercado.
O processo para a manufaturação da creatina acontece em 4 estágios:
– Fase de Reação
– Fase de Limpeza
– Fase de Secagem
– Fase de Moenda(Moer, triturar)
No final do processo a creatina já está pronta para ser embalada e vendida. A creatina “100% pura” é usualmente 88% creatina e 12% água, isso acontece porque durante o processo de reação, as moléculas da creatina se unem as da água de maneira que o processo de secagem não consegue eliminá-las.
Esta é apenas a descrição do processo realizado para a criação da creatina, o processo em detalhes e como conseguir os químicos para a realização da reação são desconhecidos.
Quanta creatina nós temos no nosso corpo ?
Isto pode variar de acordo com a quantidade de massa muscular(quanto mais massa muscular, mais creatina) que você tem no seu corpo e o seu peso geral. Uma pessoa pesando 70kg tem em média 120g de creatina estocada no corpo.
Onde a creatina fica estocada no corpo ?
Acredita-se que 95-98% de toda a creatina disponível em nosso corpo está estocada nos músculos. O resto(2-5%) está estaca em várias outras partes do corpo, incluindo cérebro, coração e testículos.
Então, o que a creatina faz ?
É aqui que a diversão começa:
1 – Garante energia adicional para os nossos músculos.
Hora de uma rápida e simples aula de biologia. No seu corpo você tem um composto chamado ATP(Adenosine tri-phosphate – Tri-Fosfato de Adenosina). Coloque na cabeça que ATP é a mesma coisa que força. O que é importante sobre a ATP é que o corpo consegue gerar energia rapidamente através dela. Você tem outras fontes de energia como carboidratos e gorduras, mas elas demoram demais a se converterem. Quando você está fazendo uma atividade de explosão muscular, como levantar um peso ou uma corrida de curta distância, os seus músculos vão precisar de energia rápida. Esta energia é provida através da ATP.
Ok, ainda está lendo ? Agora vai ficar interessante. Quando os seus músculos usam a ATP como fonte de energia, ocorre um processo onde a ATP é quebrada em 2 substâncias mais simples chamadas ADP(adenosine di-phosphate – Di-Fosfato de Adenosina) e fosfato inorgânico. Este processo libera energia para os músculos se contrairem, mas infelizmente nós não temos um estoque infinito de ATP. De fato os músculos só tem ATP o suficiente para uma atividade de 10-15 segundos.
É aqui que a creatina entra em cena, ela entra em reação com a ADP(que é a substância quebrada da creatina, que depois da quebra é usada como energia e torna-se inútil). Quando a creatina entra em reação com a ADP ela transforma-a de volta em ATP, e mais ATP nos seus músculos resulta em mais força!!!
2 – A volumização dos músculos
Volumização como o próprio nome diz é adicionar volume, no caso nos músculos. A creatina é bastante famosa por aumentar a quantidade de água nos músculos, aumenta a volumização.
3 – Aumento da Síntese Proteica
A creatina ajuda a colocar o corpo em estado anabólico, aumento a síntese de proteína. Quanto maior a síntese, maior o ganho de massa muscular.
Então eu posso tomar grandes quantidades de creatina e ter um estoque enorme de força ?
O corpo tem um limite de quanto consegue absorver creatina por kilo de músculo, e isto varia genetica e fisicamente de pessoa a pessoa. Todo excesso de creatina é ilimido pela urina. Então não seja bobo em tomar mais do que o indicado, você estará urinando o seu próprio dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário